Como meditar caminhando

como meditar caminhando

Meditar caminhando é uma meditação em ação. Você precisa se concentrar e andar ciente de tudo que está passando pela sua cabeça e ao redor do seu corpo. São muitos pensamentos, sensações e emoções fortes.

Ao mesmo tempo em que se concentra e relaxa, sua mente precisa estar ativa e focada no percurso, isso acaba ativando-a em diversas formas. Meditar caminhando é uma ótima maneira de renovar energias. Veja a seguir como fazer para meditar caminhando.

A escolha do percurso

Não é necessário ser uma área externa, apenas precisa ser um lugar silencioso, pode ser até mesmo no jardim de sua casa. Evite locais que seu corpo canse muito, como grandes subidas, ou lugares onde seja necessário fazer pausas, como semáforos. Uma boa dica é praticar dentro de casa antes de ir para rua.

Quando estiver caminhando

De em média de 15 a 20 passos com uma respiração normal, faça uma pausa e respire novamente. Depois repita o processo. Siga este padrão de 10 a 20 minutos.

Para evitar distração pelo ato de contar os passos, veja os pontos que contabilizam os passos e vá até lá sem contar, depois basta você voltar até o local que iniciou e sucessivamente. Caso não goste de andar para frente e para trás, pode medir um trajeto em linha reta. Mas você também pode usar a contagem dos passos a seu favor, como uma forma de manter a concentração. Experimente das duas forma e utilize a que se adaptar melhor a você.

O ritmo é o segredo

Você poderá escolher o melhor ritmo para caminhar. Geralmente a melhor opção é andar lentamente, com passos normais. Esta caminhada é para criar uma conexão entre a mente e o corpo (e não como exercício físico). Os seus braços e mãos devem ter os movimentos naturais, nada pode ser forçado ou controlado.

Note seu corpo

Comece a notar a presença do seu corpo, cada parte dele. Comece pelos pés e vá subindo. Entenda que seu corpo está ali e esta se movimentando. Veja como os seus pés tocam o chão, veja e sinta o movimento da sua musculatura e comece a sentir todas as sensações de cada parte do seu corpo quando está caminhando (e meditando).

Entenda e controle sua mente

Muitas emoções mudam quando estamos meditando, pode ser por tudo que está acontecendo a nossa volta ou por tudo que já passou durante o dia. Normalmente as pessoas que começam a meditar estressados e agitados, no fim da caminhada estão muito mais tranquilas.

Quando estamos meditando vários pensamentos brotam em nossas mentes. Sempre que surgirem é necessário separá-los em negativos e positivos. Pois aqueles que são bons podem ser cultivados, mas os negativos devem ser excluídos. Alguns sintomas como tensões no corpo são ligados a pensamentos negativos.

Desenvolvendo a concentração

Não é algo fácil, principalmente para os iniciantes na meditação. Inicie concentrando a mente em sentimentos e pensamentos positivos. Com o tempo você consegue controlar os pensamentos e expulsar os negativos com mais facilidade.

Comece bem devagar, você poder ir incluindo esta técnica aos poucos em sua rotina. Quando acostumar e se tornar algo natural meditar e caminhar, com pleno controle de seus pensamentos, comece a incluir a meditação em outras atividades cotidianas.

Viva a jornada da introspecção

Pelo tempo em que estiver meditando esqueça-se do mundo lá fora, concentre-se apenas na sua meditação e caminhada, como se não existisse mais nada. Durante a caminhada foque no caminho e não no destino. Apenas ande, sem objetivos e destinos definidos.

Viva o momento presente, e não o passado ou o futuro, deixe os pensamentos irem para longe (da mesma forma que vieram), assim sua mente voltará naturalmente ao presente. O seu destino é a caminhada e não onde ela te levará. Apenas com o ato de praticar, você já estará no destino correcto.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 0/5 (0 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Meditação profunda para dormir

meditação profunda para dormir

Está tendo problemas para dormir bem durante a noite? Fique tranquilo e não se sinta o único, pois existem um grande número de pessoas que não andam dormindo bem.

Meditação Guiada

metidaçao guiada

A meditação guiada é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de sair de casa ou do trabalho. Este tipo de meditação funciona através de uma viagem imaginaria para alcançar um nível de relaxamento para a mente e o corpo.

Meditação para cura

meditação cura

Em nossas vidas, muitas coisas não podem ser controladas. O que podemos fazer é ter algumas responsabilidades e assumir o estado de espirito em que estamos e decidir o rumo que iremos tomar.

Meditação para crianças

meditação para crianças

Meditação é sinônimo de foco, concentração em coisas concretas ou pode ser também em um objeto, sua própria consciência, respiração, seu corpo e pensamentos.