Meditação diária

meditação diaria

A meditação diária é conhecida por conta de todos os benefícios que ela traz para nossa saúde. Meditar consiste basicamente em relaxar a mente, esvaziando todos os pensamentos em silencio profundo e focar na concentração em si mesmo.

A meditação tem o poder de nos trazer o bem-estar físico e emocional, aumentando nossa capacidade de concentração, trazendo equilíbrio respiratório, melhorando a oxigenação, nossa frequência cardíaca e ainda traz uma representativa melhora em nosso sono. Ajuda recuperação pós-operatória (muito recomendada já por especialistas), en casos de enxaquecas, constipação, e é uma grande ajuda em nossa digestão em geral.

Se tratando do lado emocional, a meditação nos traz o equilíbrio necessário para uma rotina mais saudável, aumentando nossa percepção de lucidez e reduzindo quase que por completo nossos conflitos internos de cunho emocional.

Quem pratica a meditação de forma constante, afirma que a mesma ainda traz uma maior clareza mental, compreensão, paciência e objetividade para seu dia a dia.

A melhor forma para obter todos estes beneficios, é a prática da meditação diária, confira alguma dicas de como incorporá-la em sua rotina.

Como iniciar a prática da meditação diária

Existem diversas maneiras de meditar, e você deve encontrar a que melhor se adapte a seu jeito e seu dia a dia. Para incorporar esta prática na sua rotina, você pode começar com essas duas dicas:

  1. Foque totalmente em sua respiração. Preste atenção no ar enquanto você inspira e solte-o bem lentamente. Tente manter um ritmo, inspirando por um determinado tempo e solte o ar em mais tempo do que utilizou para puxar o mesmo para dentro. A respiração deve ser seu foco principal durante a meditação.
  2. Concentre-se en algo. Algumas pessoas possuem uma certa dificuldade no momento de se concentrar durante a meditação. Uma boa dica é a utilização de uma vela acesa. Fique olhando fixamente para a chama e limpe sua mente de todo pensamento que esteja borbulhando. Pode utilizar também o barulho de um relógio ou até colocar uma música especifica para meditação. Você pode também visualizar mentalmente em uma mandala. Se concentre sempre em algo que lhe traga paz neste momento.

Postura

A postura mais comum para a prática da meditação é a posição de lótus. Mantenha sempre sua coluna ereta e as pernas cruzadas.

Outra opção é utilizar uma cadeira, mantendo a coluna reta e com os pés fixados ao chão. Suas mãos sempre em repouso sobre seu colo, uma em cima da outra.

Ambas posturas vão lhe garantir a posição correta da coluna e ainda vão facilitar sua vibração energética. Sea qual seja a postura que você escolher, o mais importante é você estar cómodo, escutar seu corpo y manter a coluna reta.

Mantenha os olhos fechados. Ajuda e muito no momento de se concentrar durante a prática.

Onde praticar

Você pode praticar a meditação diária onde se sentir mais confortável e onde você tenha mais facilidade. Pode ser dentro de casa, no jardim, na areia da praia… o lugar é você que decide. O importante é escolher um lugar aconchegante e tranquilho para você.

Tempo

O tempo é muito relativo. Você pode começar a meditação diária com tão somente um minuto e ir aumentando gradualmente, dia após dia. Muitas pessoas começam assim e como o tempo chegam a meditar uma hora diariamente. Não deixe que a “falta de tempo” seja uma desculpa, o que é realmente importa é a constância. Procurara meditar todos os dias, nem que seja um minutinho só.

Comece hoje mesmo a receber todos os benefícios físicos e mentais que a meditação diária pode fazer por você.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 0/5 (0 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Meditação profunda para dormir

meditação profunda para dormir

Está tendo problemas para dormir bem durante a noite? Fique tranquilo e não se sinta o único, pois existem um grande número de pessoas que não andam dormindo bem.

Meditação Guiada

metidaçao guiada

A meditação guiada é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de sair de casa ou do trabalho. Este tipo de meditação funciona através de uma viagem imaginaria para alcançar um nível de relaxamento para a mente e o corpo.

Meditação para cura

meditação cura

Em nossas vidas, muitas coisas não podem ser controladas. O que podemos fazer é ter algumas responsabilidades e assumir o estado de espirito em que estamos e decidir o rumo que iremos tomar.

Como meditar caminhando

como meditar caminhando

Meditar caminhando é uma meditação em ação. Você precisa se concentrar e andar ciente de tudo que está passando pela sua cabeça e ao redor do seu corpo. São muitos pensamentos, sensações e emoções fortes.