Meditação para ansiedade

meditação para ansiedade

Dominar a técnica da meditação e colocá-la em prática é um dos caminhos para acabarde vez com as crises de ansiedade. Relaxar a cabeça é uma difícil tarefa, independente do estilo de vida que levamos, mas com as dicas de meditação para ansiedad, será mais fácil sentir tranquilidade – até nas situações mais estressantes.

Diminuir o ritmo é uma necessidade, mas nem sempre isso é possível devido às exigencias da vida moderna. As vezes o jeito é aprendermos a utilizar o pouco tempo livre que temos à disposição com atividades que nos agradam de verdade e, mais do que isso, funcionem como verdadeiras vacinas contra a carga de pressão a que nos submetemos e a ansiedade gerada por um número variável de fatores.

A meditação é um dos melhores remédios contra essa tal de ansiedade, que pode aparecer quando menos esperamos. Limpar o fluxo de informações, lembranças e projeções que deixamos correr em nossos cérebros é o desejo de muita gente, o problema é saber por onde começar para alcançar esse objetivo.

Comece pela meditação

Não é incomum passarmos 15-16 horas por dia mantendo um ritmo incessante de pensamentos e reflexões, nem todas realmente produtivas ou saudáveis. Quando passamos a estipular momentos do dia para sentar e esfriar a cabeça (ao menos ir tentando), começamos a perceber que é possível relaxar e “esvaziar a cabeça”.

A ansiedade e suas variantes ainda mais nocivas, como a síndrome do pânico, são muitas vezes criações de autoria própria (mesmo que ocorram por conta de influências externas). Matutar por tempo indeterminado o que vai ser do nosso futuro é um trabalho incansável de nossa imaginação, mesmo que nem sempre tenhamos total controle sobre o que está sendo projetado.

Traumas e situações ocorridas há anos acabam sendo armazenados sem a nossa permissão. Acabamos tirando esses esqueletos do armário de forma totalmente involuntária, em momentos bem inoportunos. Começar a tomar conta disso tudo é uma maneira eficaz de evitar que a sua saúde fique comprometida. E uma forma de fazê-lo é começando a meditar.

Na prática…

Para começar esta prática, vale seguir algumas dicas:

  • Escolha um local em que você tenha certeza que não será interrompido, de preferência bem silencioso, com poucas luzes e distrações.
  • Vista-se com roupas bem confortáveis.
  • Sente sobre uma superfície nem muito sólida, nem muito macia, como um colchonete, por exemplo. Ou se preferir, uma cadeira.
  • Com as costas retas e o corpo relaxado, é hora de começar a sua meditação.
  • Ao começar, mantenha-se sempre concentrado e focado em sua respiração, no ritmo dela, no som que ela faz.

É muito difícil largar aquela velocidade insana que adotamos em nosso cotidiano para encontrar um foco. Pensamentos virão de forma natural, o segredo é não interagir com os pensamentos, deixando-os pasar. O pensamento vem e você não interage, assim da mesma forma que ele veio, simplesmente se vai. Não desista se começar a achar que sua mente nunca irá sossegar, a meditação requer prática.

Aperfeiçoamento

No começo será difícil ordenar todo esse tráfego de pensamentos e sentimentos que passam constantemente pela sua cabeça, mas manter uma rotina de meditações será recompensador na luta contra a ansiedade que as vezes toma conta de você repentinamente.

Assim como em qualquer outra atividade, para que tenhamos real êxito, busque por aperfeiçoamento através da prática diaria. Aí reside o segredo, praticar com determinação e constância. Se você achar que não tem tempo, medite nem que seja 1 minuto, você sentirá a diferença na sua vida.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (2 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Meditação profunda para dormir

meditação profunda para dormir

Está tendo problemas para dormir bem durante a noite? Fique tranquilo e não se sinta o único, pois existem um grande número de pessoas que não andam dormindo bem.

Meditação Guiada

metidaçao guiada

A meditação guiada é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de sair de casa ou do trabalho. Este tipo de meditação funciona através de uma viagem imaginaria para alcançar um nível de relaxamento para a mente e o corpo.

Meditação para cura

meditação cura

Em nossas vidas, muitas coisas não podem ser controladas. O que podemos fazer é ter algumas responsabilidades e assumir o estado de espirito em que estamos e decidir o rumo que iremos tomar.

Como meditar caminhando

como meditar caminhando

Meditar caminhando é uma meditação em ação. Você precisa se concentrar e andar ciente de tudo que está passando pela sua cabeça e ao redor do seu corpo. São muitos pensamentos, sensações e emoções fortes.