Meditação para crianças

meditação para crianças

Meditação é sinônimo de foco, concentração em coisas concretas ou pode ser também em um objeto, sua própria consciência, respiração, seu corpo e pensamentos.

E já sabendo de todos os benefícios que a meditação traz para nós adultos, por que não pensar em praticar meditação com as crianças?

Parece um tanto quanto complicado imaginar em fazer uma criança, simplesmente focar em algo, não é? De início pode ser complicado sim, mas se você persistir, verá o tanto que isso vai trazer de coisas boas para a rotina dos seus pequenos. Confira com a gente algumas dicas de pratica de meditação para crianças.

Por que meditar com as crianças?

Especialistas em práticas de meditação com crianças, nos mostram em como a pratica é completamente diferente do que já estamos acostumados. Um bom exemplo, uma criança chorando desesperadamente e você mesmo insistindo em lhe perguntar o que houve ou o que está havendo, e a criança não para de chorar e continua com aquela birra insistente. Tente pegar algo como por exemplo, bolas de sabão e vá mostrando para criança o movimento das bolhas e veja como isso irá acalma-la profundamente. Depois pergunte de novo o que aconteceu e com certeza a criança lhe responderá.

A meditação com crianças consiste na observação de alguns elementos, passeios nos quais possam contar as pedras pelo caminho, as conchas na praia. A meditação com crianças é também se sentar fazendo com que os pequenos coloquem as mãos sobre a barriga, mostrando para elas em silêncio em como ela pode observar o movimento que sua barriguinha faz enquanto respira.

Como já dizia Dalai Lama, se ensinarmos a meditação para crianças de apenas oito anos, teríamos muito menos violência em nossas próximas gerações. Só por esse motivo já valeria mais do que a pena tentarmos!

Benefícios que a meditação pode trazer às crianças

  • O primeiro deles é o quanto ela acalma as crianças. É um efeito imediato na tranquilização dos pequenos.
  • Como nós adultos, as crianças também terão muito mais facilidade em focar sua atenção no que ainda vai ocorrer, melhorando a concentração.
  • Ajuda muito no controle e conhecimento das próprias emoções. E como consequência a criança consegue compreender mais os outros.
  • Melhora o desempenho escolar.
  • Ajuda a aprender a dizer não quando algo possa ser perigoso.
  • Melhora o planejamento de suas ações.
  • Auxilia na resolução de problemas em situações difíceis.
  • Melhora a autoestima.
  • Em definitiva, ajuda a aumentar o nível de autoconsciência, além de muitos outros benefícios.

A meditação vai fazer com que a atenção das crianças aumente, fazendo com que a mesma fique mais consciente com o que acontece dentro dela. Do que ela deseja ou não deseja, do que a criança sente em relação a si mesma e as pessoas ao seu redor e principalmente em como agir em diferentes situações da vida.

A meditação para crianças faz também com que seu filho seja mais responsável, fique mais calmo, terá uma grande melhora na autoestima, será mais pacífico, vai aprender a compartilhar mais suas coisas… enfim, são realmente muitos os benefícios.

Como fazer que seu filho comece a meditar

A forma mais fácil e efetiva é sempre predicar com o exemplo. Em sua próxima prática de meditação, tente colocá-lo junto a você, e vá iniciando aos poucos a prática com suas crianças. Crie um momento familiar em que a criança se sinta amada e acolhida. Ponha uma música suave, uma vela e convide a criança para meditar de uma forma carinhosa.

Comece devagar, apresentando métodos como citamos no início do texto, até conseguir fazer com que a criança tenha gosto de ficar em estado de relaxamento. E veja como seus filhos terão uma melhora mais do que significativa em sua rotina.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 0/5 (0 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Meditação profunda para dormir

meditação profunda para dormir

Está tendo problemas para dormir bem durante a noite? Fique tranquilo e não se sinta o único, pois existem um grande número de pessoas que não andam dormindo bem.

Meditação Guiada

metidaçao guiada

A meditação guiada é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de sair de casa ou do trabalho. Este tipo de meditação funciona através de uma viagem imaginaria para alcançar um nível de relaxamento para a mente e o corpo.

Meditação para cura

meditação cura

Em nossas vidas, muitas coisas não podem ser controladas. O que podemos fazer é ter algumas responsabilidades e assumir o estado de espirito em que estamos e decidir o rumo que iremos tomar.

Como meditar caminhando

como meditar caminhando

Meditar caminhando é uma meditação em ação. Você precisa se concentrar e andar ciente de tudo que está passando pela sua cabeça e ao redor do seu corpo. São muitos pensamentos, sensações e emoções fortes.