Meditação para dormir

meditação para dormir beneficios

Uma boa noite de sono é parte fundamental para uma vida saudável. O problema é que nem sempre conseguimos com facilidade este objetivo, que na verdade é uma necessidade primordial e um dos pilares da boa saúde e do bem viver.

Às vezes o dia foi estressante e o seguinte promete ainda mais atribulações e, ao deitar na cama, começamos a pensar em coisas que devem ser feitas na próxima jornada… e as preocupações vêm à nossa mente, atrapalhando nosso descanso.

Os picos de ansiedade não são novidade. Muito menos exclusividade de uma ou outra pessoa. Até as mais tranquilas ou centradas passam por seus momentos de receio com o futuro, ou algum tipo de remorso pelo que já aconteceu. Remoer tudo isso tarde da noite pode ser muito prejudicial. Meditar antes de dormir pode fazer com que essa complicação acabe.

Benefícios de meditar ante de dormir

A meditação, como já sabemos, é capaz de acalmar os ânimos e o ritmo de nossas ideias. Realizá-la antes de dormir, é o caminho ideal para tranquilizar qualquer espírito. Veja alguns dos principais benefícios de meditar pela noite:

  • Tem efeito analgésico, diminuindo dores físicas (musculares, articualres).
  • Ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares
  • Ajuda a acordar com bom humor e boa disposição
  • Em definitiva, faz que o sono seja mais reparador.

Aos que sofrem com alguns sintomas mais pesados por conta da ansiedade, além da prática constante de meditações, é essencial procurar por profissionais para realizar o tratamento adequado.

Tudo começa muito antes de ir dormir…

Durante o dia

Tudo começa de dia. Antes de entrar nos detalhes de como realizar uma meditação para pegar no sono, vale o lembrete de que, se passarmos o dia inteiro com pensamentos desordenados e pouco produtivos, dificilmente conseguiremos dar a desligada desejada ao final do dia.

A meditação pode ser potencializada se conseguirmos adequar e organizar nossos pensamentos durante os horários de atividade, de movimento. Procure se concentrar  no que mais importa durante o dia e mantenha ordem na sua rotina diaria. Isso auxilia muito a estar mais tranquilho durante a noite.

Rotina noturna

Valorize cada momento, cada ação, por mais banal que possa ser. Faça um jantar com zelo, aprecie o que está comendo, faça disso uma cerimônia, mesmo que a janta seja das mais simples. E assim com todas as coisas que você tem hábito de fazer de noite.

Chegado o momento de dormir, comece a desacelerar gradualmente. Desligar de uma vez é muito difícil, por isso, vá organizando os pensamentos aos poucos, prestando cada vez más atenção no aqui e agora.

Comece então a meditar, passo a passo

  1. Se você tem dificuldade para meditar em silêncio, uma boa opção para meditar antes de dormir é colocar para tocar músicas e sons que ajudam a induzir a concentração.
  2. Abaixe a luz ambiental, o ideal é colocar uma vela.
  3. Opcionalmente, faça alguns alongamentos antes de começar; muito recomendável se estiver sentindo dores.
  4. Sente com as costas retas e acomode-se em uma postura confortável.
  5. Comece agradecendo as coisas boas do seu dia.
  6. Faça tres respiracões abdominais profundas, inspirando e expirando pelo nariz.
  7. Continue respirando normalmente, estabelecendo sua respiração como seu foco e prestandando atenção somente no ar que entra – trazendo paz, e sai – levando as preocupaões embora.
  8. O mais comun é que muitos pensamentos venham lhe visitar, isso é normal. O importante é não intereagir com eles. Você deve só observar: os pensamentos chegam, você observa e então eles se vão da mesma forma como vieram.
  9. Permaneça meditando pelo menos por cinco minutos. Se no começo for difícil, comece com um minutinho, você vai ver como já faz a diferença. Com a prática, você irá aumentando naturalmente este tempo.
  10. Com essa energiar positiva, deite na cama e durma.

Uma boa alternativa é fazer uma visualização durante a meditação, imaginando-se em uma área da mata atlântica, em uma civilização celta com harpas e flautas ou no meio do oceano… algum lugar que lhe traga sensação de pura paz e tranquilidade.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Meditação profunda para dormir

meditação profunda para dormir

Está tendo problemas para dormir bem durante a noite? Fique tranquilo e não se sinta o único, pois existem um grande número de pessoas que não andam dormindo bem.

Meditação Guiada

metidaçao guiada

A meditação guiada é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de sair de casa ou do trabalho. Este tipo de meditação funciona através de uma viagem imaginaria para alcançar um nível de relaxamento para a mente e o corpo.

Meditação para cura

meditação cura

Em nossas vidas, muitas coisas não podem ser controladas. O que podemos fazer é ter algumas responsabilidades e assumir o estado de espirito em que estamos e decidir o rumo que iremos tomar.

Como meditar caminhando

como meditar caminhando

Meditar caminhando é uma meditação em ação. Você precisa se concentrar e andar ciente de tudo que está passando pela sua cabeça e ao redor do seu corpo. São muitos pensamentos, sensações e emoções fortes.