Meditação para iniciantes

meditação para iniciantes

Meditar independe de sua crença ou de qualquer outro fator. Saiba como ter um momento de tranquilidade consigo mesma, todos os dias, com 4 dicas para facilitar a meditação para iniciantes.

Separar alguns determinados momentos do dia para se dar ao luxo de não pensar em nada, de não se preocupar com o que vem pela frente, deixar de lado o que já passou, pode muito bem ser aquilo que nos falta para tranquilizar um pouco mais nossa mente e corpo, é a preparação que poderia fazer com que tomássemos atitudes completamente diferentes em determinadas situações, que nos dá tranquilidade e sabedoria para tomar as decisões corretas, proferir as palavras exatas.

A meditação tem esse poder. Quando somos iniciantes, podemos perder facilmente a paciência para realizar tudo conforme as recomendações, mas essas quatro dicas farão com que você saiba como conduzir um momento de paz.

1) Crie um hábito de acordo com os seus horários

Sentar para meditar em um momento de ebulição de informações em sua cabeça não pode ser considerado adequado aos que estão começando. A meditação deve ser um período de extrema leveza em seu dia, por isso, procure separar aqueles 20 minutos ou meia hora em que você sabe que estará mais tranquila, seja ao acordar, pouco antes de dormir ou em um horário de folga.  Conhecer o seu corpo é fundamental no processo. Com o tempo e com experiência, você pode passar a realizar nos momentos mais críticos, já que demandam mais autocontrole.

Vá criando o hábito de meditar, de preferência em horários determinados. Isso fará com que a sua cabeça abaixe a poeira naturalmente ao saber que estará entrando em um momento de passividade e contemplação interna. Para evitar que a curiosidade com o horário interrompa a atividade, coloque um alarme para te avisar.

2) Roupas adequadas, local apropriado

Quanto mais escuro e menos barulhento for o quarto ou a sala, melhor será a sua meditação. Absolutamente nada deve atrair a sua atenção, por isso, tudo deve estar desligado. Importante também estar em algum lugar que te traga boas energias.

As roupas influenciam da mesma forma. Se forem muito justas e desconfortáveis, fariam o mesmo prejuízo que alguém ao seu lado te cutucando o tempo inteiro.

3)Postura

Não se engane, muita gente acaba desistindo dessa atividade verdadeiramente benéfica por conta de dores nas costas ou em outras partes do corpo. É importante que a postura na hora de meditar permita manter sempre uma postura ereta.

Com a coluna reta, deixe as pernas cruzadas de forma que seja mais confortável, se elas ficarem um pouco mais soltas, não há problema nenhum. As mãos, por exemplo, podem ficar do jeito que você preferir: Soltas, apoiadas no joelho, juntas na altura da bacia, escolha a posição confortável para você.

Se necessário, você pode usar uma almofada confortável o suficiente para que você fique sentada por mais tempo ou também, se não conseguir ficar sentada no chão, pode sentar em uma cadeira. Caso você tenha alguma condição que não lhe permita estar sentada com a coluna reta, comece a meditar deitada, o mais importante é a constância e a intenção.

4) Respiração

Ponto essencial entre as dicas que auxiliam os iniciantes a fazer uma meditação correta. Mantenha sempre a boca fechada, ainda assim, relaxada. A respiração é como o motor de nosso relógio humano. Concentrar-se nela é a lembrança de que não precisamos, pelo menos naquele momento, de absolutamente mais nada.

Mantenha o foco e a atenção no ritmo de sua inspiração e expiração e você já estará no caminho de uma rotina de ótimas meditações.

Acontecerá, vez ou outra, de você largar a concentração no caminho. Não se preocupe com isso, é completamente natural. Fazemos com que nossa cabeça trabalhe praticamente o tempo inteiro enquanto estamos acordados, deixar que ela sossegue parece uma missão quase que impossível. Sendo assim, a melhor dica de meditação para iniciantes que podemos dar é: aproveite e desfrute de todos os momentos que dedicar a si mesma.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Meditação profunda para dormir

meditação profunda para dormir

Está tendo problemas para dormir bem durante a noite? Fique tranquilo e não se sinta o único, pois existem um grande número de pessoas que não andam dormindo bem.

Meditação Guiada

metidaçao guiada

A meditação guiada é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de sair de casa ou do trabalho. Este tipo de meditação funciona através de uma viagem imaginaria para alcançar um nível de relaxamento para a mente e o corpo.

Meditação para cura

meditação cura

Em nossas vidas, muitas coisas não podem ser controladas. O que podemos fazer é ter algumas responsabilidades e assumir o estado de espirito em que estamos e decidir o rumo que iremos tomar.

Como meditar caminhando

como meditar caminhando

Meditar caminhando é uma meditação em ação. Você precisa se concentrar e andar ciente de tudo que está passando pela sua cabeça e ao redor do seu corpo. São muitos pensamentos, sensações e emoções fortes.