Posturas e posições para meditar

posturas e posições para meditar

Em geral podemos definir a postura de lótus como uma das melhores posições para meditar sentado. Uma postura de pernas cruzadas com os pés sobre as coxas e acima os joelhos.

Temos também o meio lótus, que apenas um pé é colocado em cima da coxa e o outro fica sob a coxa.

Alguns estudiosos sobre o assunto e especialistas chineses reconhecem duas posições para a posição de lótus completo:

  • Uma delas com o pé esquerdo em cima da coxa da perna direita, e o pé direito sobre a coxa da perna esquerda. Este modo é utilizado para alcançar bênçãos.
  • E quando inverte essa posição, será utilizado simbolicamente para dominar o demônio da morte.

Veja as melhores posturas e posições para meditar.

Posição para meditar com as pernas cruzadas

Esta é a lótus completa. Deve ficar uma base firme, com a pélvis posicionada corretamente e a coluna bem esticada. Você precisa estar em um nível de relaxamento bem elevado para manter a postura e ficar confortável durante toda a meditação.

O mais fácil é sentar-se com os pés e pernas apoiados no chão e os calcanhares alinhados com a região central do corpo. Assim você consegue uma perfeita inclinação do corpo e a postura correta da coluna.

Meditar de joelhos

Esta posição pode ser feita em um banquinho específico para meditação. O banquinho é projetado totalmente para a posição correta de meditação, sendo assim não será necessário nenhum ajuste antes de começar. Caso não tenha o banquinho de meditação, experimente com almofadas para não ficar doloroso na região dos joelhos e conseguir ficar confortável até o final.

Meditar sentado em uma cadeira

Você também pode meditar sentado em uma cadeira. Seus pés deverão estar totalmente apoiados no chão, suas coxas paralelamente com o solo e a parte inferior das pernas devem estar alinhadas com a parte superior. Nunca apoie as costas na cadeira e mantenha uma postura reta.

Posturas na meditação

Postura da coluna

Não importa a posição para meditar que você tenha escolhido, será muito importante ficar em uma postura reta e sentado corretamente, firme e o seu peso dividindo entre os dois lados do corpo. Fazendo isso você deixa a parte superior do corpo leve e os ombros não ficam tensos.

Postura da cabeça

A cabeça é uma parte pesada do corpo, por isso é necessário ter a melhor posição para não ficar desconfortável. O ideal é deixar o queixo levemente para baixo, pois deixando a cabeça para trás causará grande tensão com o tempo e a coluna não ficará reta.

Postura das mãos

Depois de sentar-se corretamente, deverá repousar as mãos confortavelmente em seu colo. Uma sobre a outra, com a ponta dos polegares tocando-se levemente. Uma posição excelente para ativar uma melhor circulação de energias.

Postura dos ombros

Os ombros devem estar muito confortáveis para não ter picos de tensão, deixando você respirar normalmente ao ponto que nem perceba a respiração.

Postura da boca

Seus lábios e maxilares devem ficar um pouco fechados e a ponta da língua deverá ficar atrás dos dentes. Mas tudo deverá ser feito no automático sem necessidade de esforço para não gerar tensão.

Postura dos olhos

Os olhos devem ficar fechados e você focado em sua concentração. Para os iniciantes, a melhor dica e deixar os olhos um pouco abertos, focados em algo a sua frente que esteja bem próximo. Assim evita a sonolência e os pensamentos que podem vir para tirar sua concentração.

Ao final de cada sessão de meditação é muito importante curvar-se para reverenciar. Com as mãos para frente, o mais próximo do chão, até conseguir liberar toda a tensão criada durante a sessão.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 4.5/5 (2 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Meditação profunda para dormir

meditação profunda para dormir

Está tendo problemas para dormir bem durante a noite? Fique tranquilo e não se sinta o único, pois existem um grande número de pessoas que não andam dormindo bem.

Meditação Guiada

metidaçao guiada

A meditação guiada é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de sair de casa ou do trabalho. Este tipo de meditação funciona através de uma viagem imaginaria para alcançar um nível de relaxamento para a mente e o corpo.

Meditação para cura

meditação cura

Em nossas vidas, muitas coisas não podem ser controladas. O que podemos fazer é ter algumas responsabilidades e assumir o estado de espirito em que estamos e decidir o rumo que iremos tomar.

Como meditar caminhando

como meditar caminhando

Meditar caminhando é uma meditação em ação. Você precisa se concentrar e andar ciente de tudo que está passando pela sua cabeça e ao redor do seu corpo. São muitos pensamentos, sensações e emoções fortes.